sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Os investimentos do Governo, no Sector da Saúde, em Gaia

Os Governos liderados pelo Eng. José Sócrates, fizeram, estão a fazer e vão continuar a fazer, um forte e determinante investimento no sector da saúde, em Gaia.
No primeiro Governo Sócrates, os investimentos efectuados, rondaram os 3 milhões de euros e foram os seguintes:
Construção do Centro de Saúde de Arcozelo e de Canidelo. Além de ter contribuído, decisivamente, para a requalificação do Hospital N.ª Sr.ª da Ajuda – Espinho, (hoje integrado no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho).

Na presente Legislatura, está em construção, o Centro de Reabilitação do Norte – CRN, (ex-Sanatório Marítimo do Norte), na Vila de Valadares, num terreno com uma área total de 49.965 m2, com uma área de construção de 23.791m2. Trata-se de um investimento superior aos 40 milhões de euros, cuja conclusão está prevista para Novembro de 2011.
O CRN, inclui uma perspectiva abrangente da Reabilitação, incluindo, também, uma dimensão social englobando, por exemplo, as áreas de educação/formação e de integração (familiar, social e profissional).
Existirão consultas das várias especialidades (Medicina Física e de Reabilitação, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Reumatologia, Medicina Interna, Psiquiatria, Urologia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, etc…) e a possibilidade de avaliações conjuntas da equipa de reabilitação coordenada pelo médico fisiatra, segundo as necessidades específicas de cada caso: enfermagem de reabilitação, fisioterapia, terapia ocupacional, terapia da fala, psicologia clínica, ortoprotetesia.
O CRN disporá de 8 Gabinetes de Consulta e a possibilidade de efectuar cerca de 22.000 consultas/ano.
Para a efectivação e implementação dos diversos programas de Reabilitação, em que intervirão os elementos da equipa multiprofissional, serão necessários os seguintes meios:
Ginásios de fisioterapia /cinesiterapia e respectivas salas de apoio; Ginásio para reabilitação pediátrica e respectivas áreas de apoio; Cabinas para electroterapia e massoterapia; Cabinas para cinesiterapia respiratória; Gabinetes/salas de terapia ocupacional; Sala de ortóteses e ajudas técnicas; Gabinetes para terapia da fala; Gabinetes para neuropsicologia / reabilitação cognitiva; Gabinetes para reeducação vesico-esfincteriana / bio feedback e hidroterapia (piscina, tanque de marcha, turbilhões de Hubbard e Lo Boy).
A lotação do internamento, no CRN, será de 100 camas, distribuídas por 5 áreas: Reabilitação Geral (15 camas); Reabilitação Pediátrica (10 camas); Reabilitação de Lesões Medulares (25 camas); Reabilitação de TCE (15 camas); Reabilitação de AVC e outros doentes neurológicos (35 camas).

Além deste importante investimento, está para breve, a abertura de concurso público, para a construção do novo Hospital de Gaia, (nos terrenos do Hospital Eduardo Santos Silva), por cerca de 400 milhões de euros; assim como a construção do Centro de Saúde de Vilar de Andorinho e da Vila da Madalena, num total de 2,5 milhões de euros.

Permitam que me detenha, um pouco mais, sobre este último investimento público e relevante serviço de saúde, para os Madalenenses:
Desde 1997, que os executivos da Vila da Madalena, “lutaram”, pela construção de um novo Centro de Saúde. Assim e devido à pressão exercida pelo executivo da junta, no mandato 2005/2009, junto do Ministério da Saúde, conseguiu-se, pela primeira vez, a inclusão da construção do Centro de Saúde da Madalena, no Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC), em 2007.
Desde então, tem-se desenvolvido todo o trabalho burocrático, para que o Centro de Saúde da Vila da Madalena, se transforme numa realidade, (o mais rapidamente possível), ao serviço dos 15000 utentes.
Ambiciona-se que as obras, tenham inicio durante o corrente ano. Prova disso, o facto da abertura do Concurso Público, para execução deste investimento, se realizar, dentro de pouco tempo.

                       Centro de Saúde da Vila da Madalena – Rua Maestro José Pereira de Castro

Para concluir, diria que apesar do Sr. Primeiro-ministro, Eng. Sócrates, saber que o executivo municipal é composto, na sua maioria, por eleitos do principal partido da oposição ao Governo.
Mas, tendo por objectivo melhorar as condições de acesso à saúde, aos 300 mil portugueses que moram em Gaia; demonstrando assim, um elevado sentido de Estado; vivência democrática; respeito pelas livres opções das populações; (ao contrário de outros, que num passado recente, discriminaram cinco Presidentes de Junta, democraticamente eleitos, apenas por estes, não terem as mesmas opções políticas), os Governos do Eng. Sócrates investiram, (ou vão investir, até ao final da legislatura), um valor superior aos 445 Milhões de euros, só no sector da Saúde, em Gaia.

Sem comentários:

Enviar um comentário