quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Resposta a um "ilustre cronista"....do PSD....

Caro Director do “Notícias de Gaia”,

Dr. Paulo Sousa

Atendendo a que o actual edil da Vila da Madalena, não teve qualquer atitude, em relação a um “ilustre cronista” desse órgão de comunicação social, permita-me que partilhe com os Madalenenses, o seguinte:

Lendo a vossa edição nº 486, de 28 de Outubro do corrente ano, foi com perplexidade que constatei, mais uma vez, que há pessoas que gostam de falar sobre tudo, mesmo NADA sabendo sobre o assunto….

E digo isto, porque na página 26, dessa edição, constatei o que o acabo de mencionar.

Um vosso “ilustre colunista”, fala do que não sabe e tal como ele próprio refere “aprendam, porque este vosso concidadão gaiense, não dura sempre…”, é lamentável, que apesar de atento, seja tão distraído……

Sabendo, que o Município de Gaia, é composto por 24 Freguesias, das quais 13 foram elevadas à categoria de Vila; sabendo, também, que as freguesias do centro da cidade, são: Mafamude e Santa Marinha; tendo conhecimento que pertencem à zona urbana da cidade, além das já mencionadas; Afurada; Canidelo; Vilar do Paraíso; Gulpilhares e as Vilas da Madalena e de Valadares; não é verdade que “… a Madalena, passou de cidade a vila…”.

Aproveito, para informar o “ilustre cronista”, que o que escreveu, é um insulto aos MADALENENSES, que sempre ambicionaram e conseguiram (ao contrário de outros…), a elevação da freguesia onde nasceram, onde moram e onde trabalham – a Madalena, à categoria de VILA.

Esta elevação, é o reconhecimento de um caminho percorrido, do desenvolvimento atingido e do nível da qualidade de vida alcançado, aliando, por outro lado, a vontade de continuar a contribuir para a melhoria das condições de vida e oportunidades dos Madalenenses.

Por outro lado, a elevação da povoação da Madalena à categoria de Vila, é extremamente importante para a auto-estima, para o prestígio e valorização dos Madalenenses; assim como, para a própria povoação e para a oportuna divulgação da elevação da povoação, à categoria de Vila.

O desenvolvimento atingido na freguesia da Madalena, fazendo com que esta terra predominantemente rural, há cerca de 20 anos, se tivesse transformado numa Vila de progresso sustentado, apesar de não contar, por parte do Município, com os mesmos apoios que outras freguesias …..

Tal como diz o nosso Povo, “Quem não se sente, não é filho de boa gente”, e eu considero-me, por um lado, filho de boa gente e por outro, fui o principal impulsionador, para que a freguesia da Madalena, fosse elevada à categoria de VILA, no passado dia 12 de Junho de 2009, (a contragosto de alguns…. distraídos).

Assim, e ao contrário do que o “ilustre cronista”, refere chegando ao ponto de invocar a ilegalidade da elevação da Madalena a Vila, passo a informar do processo moroso de elevação da freguesia da Madalena à categoria de VILA:

O processo da elevação da povoação da Madalena à categoria de Vila, mereceu a aprovação unânime dos seguintes órgãos:
Por minha proposta, o Executivo da Junta de Freguesia da Madalena, aprovou, em 11 de Junho de 2007;
A Assembleia de Freguesia da Madalena, em 8 de Maio de 2009;
Câmara Municipal de Gaia, em 1 de Junho de 2009;
Assembleia Municipal de Gaia em 18 de Junho de 2009;
Assembleia da República, em 12 de Junho de 2009;
promulgada por Sua Exc.ª o Sr. Presidente da República, em 20 de Julho de 2009;
referendada, pelo Sr. Primeiro-ministro, em 21 de Julho de 2009
e publicada em Diário da República, a 6 de Agosto de 2009.

Mas, porque foi elevada a freguesia da Madalena à categoria de Vila?

Porque preencheu todos os requisitos do art.º 12º da Lei 11/82, de 2 de Junho, respectivamente:
“ter posto de assistência médica; farmácia; casa do povo, de espectáculos, centro cultural ou outras colectividades; transportes públicos colectivos; estação dos CTT; estabelecimentos comerciais e de hotelaria; estabelecimento que ministre escolaridade obrigatória e agência bancária”.

Hoje, a VILA da Madalena, é uma das 572 Vilas de Portugal.

Para finalizar, permitam-me que refira, apenas, duas breves notas:
• Não vi, nem li, com tanto afinco, nenhuma tomada de posição, deste “cronista ilustre”, aquando do corte de verbas do Município às instituições de Gaia, nos anos de 2010 e 2011;
• Percebo que, tal como no teatro, o “papel” de alguns, seja o de submissão, o de agradar ao “chefe”….

Para concluir, penso que TODOS os leitores do “Notícias de Gaia” ficaram com pleno conhecimento das razões legais da elevação da freguesia da Madalena a VILA, embora perceba as razões de “tristeza” de alguns…. Tenho pena…. paciência…

O Secretário Coordenador da Secção do PS - Vila da Madalena

Sem comentários:

Enviar um comentário