sábado, 25 de dezembro de 2010

Feliz 2011

Na esperança de que tenha tido, uma óptima Quadra Natalícia…

Estamos a dias de chegar a, mais um, final de ano. Nesta época que medeia a época natalícia e a entrada de mais um ano Novo, (com tudo o que isso representa…), é tempo de, por um lado, fazermos o Balanço do ano que está prestes a terminar e, por outro, fazermos a antevisão do ano que se está a aproximar a passos largos.

Este ano, de 2010, ficou marcado, por estarmos a “sofrer” dificuldades económicas que nos foram criadas primeiro nos Estados Unidos da América, mas que rapidamente alastraram a todo o nosso Planeta, com a capacidade de passar de uma crise económica, a financeira, a política o que origina algum descontentamento e revoltas sociais.

E, para o próximo ano?
Bem, penso que em 2011, as dificuldades se irão manter, no mínimo no 1º trimestre do ano, o que vai levar a dificuldades laborais, com a Taxa de Desemprego a atingir valores recordes, quer a nível do País, e em especial, a nível municipal. E isto, porquê?
Porque o Município de Gaia é o que apresenta maior Taxa de Desemprego do País; porque os desempregados de Gaia, são os que apresentam as mais baixas qualificações, além de ser em Gaia, que se encontra o maior número de mulheres e de jovens à procura do primeiro emprego.

Como se isto não bastasse, verificamos que o Município, em vez de seguir iniciativas de outros municípios e de ajudar, os munícipes, que momentaneamente, estão a atravessar um difícil período, nas suas vidas; resolve, aumentar o valor da Taxa de Saneamento, em cerca de 30% (quando comparado com municípios vizinhos, que não têm captações…) e uma vez que o custo do consumo de água é indexado ao do saneamento, também a água, vai aumentar 30%; o Imposto Municipal de Imóveis, (IMI), vai ser tributado à taxa máxima permitida; a Derrama, (imposto sobre os lucros das empresas), vai ser taxado no valor máximo; vai ser criada a Taxa Municipal de Protecção Civil, ou seja, os proprietários de imóveis, além do IMI, (já referido), vão contribuir, no mínimo, com 10€, para que a Câmara possa suportar os custos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Gaia, (que ronda os 3 milhões de euros….); esperemos que, neste período de dificuldades, a câmara, não aprove a entrada em vigor da Taxa de Acessos, (mais conhecida, por Taxa das Rampas, suspensa, para os anos de 2009 e 2010, (vá-se lá saber, porquê…)).

Mas, ao mesmo tempo que isto se passa, vamos poder viajar de teleférico, do Cais de Gaia ao Jardim do Morro, e apreciar a bela paisagem do Rio Douro e da Ribeira do Porto, pelo módico preço de 6 euros

A todos, desejo que 2011, seja o ano em que realizem todos os vossos “sonhos”, sejam pessoais, profissionais ou outros, com muita saúde.

Feliz 2011……

Sem comentários:

Enviar um comentário