domingo, 30 de janeiro de 2011

Ponte pedonal Gaia – Porto… miragem ou realidade?

Decorreram quase 5 anos, (Março de 2006), desde que foi apresentada pomposa e publicamente pelo Vereador das Obras Municipais de Gaia, sem a presença do Município do Porto, (demonstrando um total desinteresse), numa das caves de vinho do Porto, em Gaia, um projecto que já custou aos Gaienses 100 mil euros, para efectuar a travessia de peões entre Gaia – Porto, a 500 metros da Ponte D. Luís, à cota baixa ou seja, ligar as duas zonas ribeirinhas.

Esta ligação, da autoria do Eng.º Adão da Fonseca, estava orçada em cerca de 10,5 milhões de euros, prevendo um investimento repartido entre os dois municípios. A ponte teria 350 metros de extensão; 5 metros de largura, com um pilar em aço que sobe aos 65 metros.
Ainda de acordo com o autor do projecto, esta “será a maior ponte suspensa do mundo”, assumindo “indiscutivelmente uma grande transparência” e demorará ainda mais um ano para realização de estudos e dois para a construção”… Ou seja, estaria pronta, em 2009…

De acordo com a autarquia portuense, “A existência de novas travessias só deve ser colocada em casos de extrema necessidade, sob pena de agredirem a paisagem e o enquadramento do rio, prejudicando a sua atractividade”.

Por outro lado e de acordo o presidente do município de Gaia, “Não haverá dificuldade em encontrar, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional, soluções para este financiamento.” A ser assim, porque não avançou já com este importante investimento?

No entanto, no ano 2009, um aluno da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, venceu o prémio Secil Universidades 2008, com a apresentação de um projecto inovador, de uma outra ponte pedonal, orçada em 5,3 milhões de euros, com a novidade de ligar a Praça da Ribeira, no Porto, à Praça Sandeman, na marginal de Gaia, num local onde o leito do rio se torna mais largo, atingindo os 250 metros de largura.

O certo, é que há poucos dias, (e não tendo nada para inaugurar), alguns comemoraram 13 anos de gestão autárquica em Gaia. Foi pena, que nesse momento de balanço, e atendendo ao interesse de promoção turístico da ligação das duas zonas ribeirinhas do Rio Douro, não terem referido nenhuma palavra quanto a este projecto que os gaienses já pagaram 100 mil euros e que ainda não estão a usufruir.

Ou melhor, será que a autarquia tem tanto dinheiro que desperdice 100 mil euros num projecto, que não vai executar, em vez de aproveitar esse dinheiro e o distribuir pelas colectividades de Gaia que, atendendo ao papel que desempenham na comunidade, tanto precisam.
Ou será que a ponte pedonal de Gaia – Porto, vai ganhar (dentro de dias), novo interesse, com algum simbolismo político? (é que afinal o presidente da câmara de Gaia, parece que se vai candidatar ao Porto...)

O fundamental, e aquilo que os Gaienses querem é que atendendo a que já pagaram, (através dos impostos e taxas municipais), os tais 100 mil euros do projecto, que se avance com este investimento público.


Será que a Ponte pedonal Gaia – Porto… vai continuar a ser uma miragem ou realidade?

Sem comentários:

Enviar um comentário