De acordo com o Decreto-Lei 290/95, de 10 de Outubro, a “orla marítima constitui um valioso património público e um importante espaço de lazer, particularmente durante a época balnear.
Os múltiplos usos, públicos ou privados, daquela faixa não podem constituir factor de degradação do meio ambiente, nem afectar o bem-estar das populações que procuram as praias de banhos. Importa, assim, assegurar medidas estruturais de protecção da orla marítima, em particular no que respeita aos seus areais espraiados e às formações dunares”.
Isto é o que diz a Lei, mas vejamos o que se está a passar no litoral de Gaia, nos seus 15 Kms de “lençol Azul”:
Aproveitando a imensa energia da Estrela que se encontra mais próxima da Terra, o SOL, e ao fim de um dia de intenso trabalho, resolvi com uns colegas de trabalho exercitar os músculos e caminhar no passadiço, de Canidelo a S. Felix da Marinha.
Ao longo de toda a orla marítima, constatamos a existência da falta de estacionamento, para quem quer usufruir da beleza do mar ou passar um dia na praia; encontramos o “Refúgio do Mar”, quase no limite da Vila da Madalena com Valadares, zona por excelência de estudo e observação da flora marítima, (que poderia funcionar como “posto localizado” do Parque Biológico de Gaia) a servir de espaço para efectuar fogueiras ou depósito de lixo doméstico; verificamos a destruição de uma zona de canaviais, em frente a umas moradias de luxo; andamos mais alguns metros e constatamos, como se demonstra pela fotografia, que “mão humana”, está a ocupar zona do cordão dunar, tendo por objectivo, não a defesa do meio ambiente, mas… mais construção…
Próximo deste local, podemos, verificar o aumento de uma propriedade privada, (para passar a ter uma piscina, com a colocação de paliçadas, em mais de 500 mts2), parece-nos, com óbvia ocupação do cordão dunar….(mas, se o fizeram, é porque as entidades responsáveis, respectivamente: Câmara de Gaia; Gaiurb, EM e Ministério do Ambiente, devem ter autorizado…..).
Finalmente, bem próximo deste espaço, verificamos ainda, a existência de um bar de praia, construído em materiais não amovíveis…. Na zona dunar, o que contraria o Plano de Ordenamento da Orla Costeira – POOC.
E, é assim que se efectua o Ordenamento da Orla Costeira ….. em Gaia.