quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

9º Aniversário da Associação de Solidariedade Social da Madalena

Comemorou-se no passado dia 4 do corrente mês, o 9º aniversário da fundação da Associação de Solidariedade Social da Madalena - (ASSM). 
Esta comemoração ficou marcada pela entrega a esta Associação de uma recolha de brinquedos e roupas efectuadas por jovens (na quadra Natalícia) para os redistribuir por aquelas famílias comprovadamente mais carenciadas que habitam na Vila da Madalena.
Mas, para um melhor enquadramento e conhecimento público da instituição que existe desde 2003, ano da sua fundação, esta tem como fins estatutários o apoio a crianças e jovens, a integração social e a protecção dos cidadãos na velhice e invalidez. Assim, tem desenvolvido o seu trabalho em prol da população da Vila da Madalena e freguesias circunvizinhas, tendo-se destacado, com diversas acções em vários domínios de intervenção social, como por exemplo, a promoção do emprego, o combate à exclusão social, a luta contra a toxicodependência, a promoção da saúde, o apoio às famílias carenciadas, a intervenção psico-social, entre outros.
A ASSM tem os seus serviços sedeados no R/c do Auditório da Madalena e na “Casa da Cultura”, (sua futura sede) bem no centro da Madalena, e as suas actividades envolvem um grande número de associados e utentes, recorrendo a diferentes programas e projectos. Do extenso portfólio de actividade e valências promovidas pela ASSM, gostaria de destacar os seguintes:
Centro de Convívio: Fruto de um protocolo de cooperação com Instituto de Segurança Social, esta valência tendo vindo constituir-se como um pólo de congregação de pessoas idosas da comunidade, que, através de actividades sócio recreativas melhoram a sua qualidade de vida. De entre as várias actividades desenvolvidas destaco os ateliês de artes manuais, o grupo coral, a promoção da atividade desportiva, etc. Integram esta valência 30 utentes.
Espaço Internet: Através do programa comunitário POS_C, designadamente através do Programa Clique Solidário, a ASSM tem em funcionamento um espaço de acesso livre à Internet, onde também desenvolve acções de formação na área de informática para atribuição do Diploma Básico de Competências de Formação (DCB).
Rendimento Social de Inserção: Resultado de um protocolo com CDSS do Porto para acompanhamento de beneficiários de RSI, a ASSM, através de uma equipa técnica multidisciplinar (Assistente Social, Educadora Social, Psicóloga e Ajudantes de Acção Directa) acompanha 180 agregados familiares beneficiários do RSI (cerca de 470 utentes), sendo responsável pela assinatura e cumprimento dos seus programas de inserção social.
Gabinete de Apoio à Comunidade / Gabinete de Apoio ao Emprego: Desde 2005 que tem em funcionamento o Gabinete de Atendimento à Comunidade da Associação de Solidariedade Social da Madalena, que tem vindo a registar um crescimento imensurável de utentes, e que neste momento se cifra em mais de 1.800 agregados familiares e 2.800 utentes. Estes números são o resultado da ausência de outras respostas sociais na Vila e do agravamento das condições socioeconómicas da população local. Esta valência intervém em diversos domínios, nomeadamente, emprego, apoio psico-social, igualdade de género, toxicodependência, etc.
Mais recentemente e, conduzida pela sua, cada vez maior, integração na comunidade local e regional, a Associação tem vindo a diversificar os seus meios de interacção com a comunidade disponibilizando novos e essenciais serviços de apoio.
O baixo nível educacional da localidade, a desadequação da sua mão-de-obra à economia emergente e consequentemente, um dos mais elevados índices de desemprego do concelho de Vila Nova de Gaia, levou a ASSM a apostar, em 2008, na formação profissional, com a abertura de um curso de Educação e Formação de Adultos - EFA de Apoio Familiar e à Comunidade (ainda a decorrer), financiado pelo POPH e que integra vinte utentes da ASSM, em grande percentagem, ex-beneficiários de Rendimento Social de Inserção - RSI.
Paralelamente, e em parceria com a Drevção Regional de Educação do Norte - DREN, a ASSM promoveu cursos de alfabetização, como forma de dotar os utentes das competências mínimas exigidas, para que possam integrar acções de formação profissional ou o mercado de trabalho. Neste momento, a ASSM, tem cerca de 30 utentes a frequentar acções de formação.
Com base num protocolo do Centro Novas Oportunidades - CNO da Escola Profissional do Infante, a ASSM tem vindo a integrar utentes em processos de RVCC de nível Básico e Secundário.
Esta actividade tem vindo a desenvolver-se nas nossas instalações e integra inúmeros utentes.
De salientar, que no passado já efectuou a promoção de acções financiadas pelo Fundo Social Europeu (FSE), no âmbito das medidas 5.1.2.1. e 5.1.2.2. do POEFDS.
Por fim, e em sequência de uma Parceria com o Instituto das Drogas e Toxicodependência- IDT, a ASSM integrou o Plano Operacional de Respostas Integradas - PORI, que é uma medida estruturante ao nível da intervenção integrada, no âmbito do consumo de substâncias psico-activas, que privilegia a existência de diagnósticos rigorosos que fundamentem a intervenção no território, neste caso na Freguesia da Madalena. Esta actividade integra 20 utentes, subdivido em dois grupos: Drogas e Alcoolismo.
Pelo atrás exposto, constata-se que a ASSM é uma instituição da Vila da Madalena, perfeitamente integrada no meio envolvente e caracteriza-se por uma intervenção activa, ajustada e socialmente equilibrada, agindo em constante parceria, nomeadamente com o Instituto da Segurança Social, com a junta local e com o Município de Gaia, entre outros parceiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário