domingo, 17 de janeiro de 2010

Corrente de solidariedade, para com o Haiti

A República que tem como lema “L'union fait la force” ("A união faz a força") – República do Haiti – sofreu no passado dia 12 de Janeiro, um dos piores sismos de sempre.

A propósito, convém referir que sismo ou terramoto, é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície terrestre, que resulta de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de actividade vulcânica ou de deslocamentos de gases no interior da Terra, principalmente metano. Este movimento é causado pela rápida libertação de grandes quantidades de energia, sob a forma de ondas sísmicas. A maior parte dos terramotos ocorrem nas fronteiras entre placas tectónicas, ou em falhas entre dois blocos rochosos.

De acordo com o Roger Searle, professor de geofísica da Universidade de Durham, no Reino Unido, “o sismo que abalou o Haiti, a libertação de energia foi superior 35 vezes ao rebentamento da bomba de Hiroshima”, o que nos dá uma “imagem” da potencia e da “força da Natureza”.

O Haiti, é a segunda maior ilha das Grandes Antilhas, com uma superfície de 76.192 Km2 e com cerca de 9 milhões de habitantes, dos quais 45% são analfabetos e a esperança média de vida, ronda dos 60 anos.

Este país, foi severamente abalado, por um terramoto de magnitude 7,0 graus na Escala de Richter, (cujo máximo é 10), e cuja frequência de incidência, é de 18 terramotos por ano, (a maior parte dos quais verifica-se no mar, daí não provocarem danos).

O terramoto, que ocorreu no passado dia 12 de Janeiro, atingiu o país a aproximadamente 22 Kms da capital, Port-au-Prince, cidade onde habitam 2 milhões de habitantes.

De seguida foram sentidos, na zona, múltiplos tremores de terra de magnitude 5,9 graus.

Este país, que é o mais pobre do continente Americano, cuja economia se encontra em ruínas e destroçada, vê-se agora a braços com mais uma dificuldade acrescida, criada pela Mãe natureza.

Estima-se que 80% das construções existentes em Port-au-Prince, foram destruídas ou seriamente danificadas, provocando um número de mortos ainda não quantificado e o número de desabrigados, pode chegar aos 3 milhões de Haitianos.

Perante uma situação catastrófica como esta, e, atendendo a que somos um Povo solidário para com os nossos “vizinhos” deste “nosso” Planeta Terra, apelo ao sentido solidário do Leitor, para participar numa campanha de solidariedade para com as vítimas do Haiti, intitulada “Corrente Solidária”, para que desta forma possamos ajudar aqueles que numa hora difícil precisam de TUDO e de TODOS.

Os Haitianos contam com a Sua Solidariedade.

Colabore.

PS - A entrega de bens ou donativos será efectuada nas instalações deste órgão de comunicação Metropolitano, “Audiência”, esta “Corrente Solidária”, contará com o apoio de Organismos Descentralizados do Estado; Instituições; Empresas; IPSS’s localizadas em Gaia e de muitos cidadãos de Gaia.

Sem comentários:

Enviar um comentário