quinta-feira, 24 de junho de 2010

Para quando a requalificação da orla marítima, da Vila da Madalena?

Depois do Município de Gaia, ter iniciado, numa fase embrionária, no longínquo ano de 1995, (em frente ao (actual) Centro de Reabilitação do Norte) e posteriormente em 1997, a 1ª Fase da requalificação da orla marítima, (Valadares – Gulpilhares); de ter efectuado a 2ª Fase (Arcozelo – S. Félix da Marinha); de estar em obra, com a 3ª Fase (Afurada – Canidelo), para quando o início da 4ª e última Fase (Canidelo – Valadares), abrangendo toda a frente de mar da Vila da Madalena?
Isto atendendo a que, se, até ao anterior mandato, o município assumia que era uma “opção política”, a não realização desta e de outras importantes obras, na Vila da Madalena, (uma vez que a câmara tinha uma cor partidária e a junta de freguesia outra; e, se apenas, por isso, a câmara penalizou fortemente a população Madalenense), actualmente, por esse ponto de vista, (medíocre) não há motivos para a câmara, não efectuar a requalificação da frente de mar da Vila da Madalena.
Até porque, a câmara está a investir fundos financeiros do Quadro de Referência Estratégico Nacional – Operação Norte, (QREN – ON), que como sabemos, constitui o enquadramento para a aplicação da política comunitária de coesão económica e social em Portugal.
Por isso, são fundos comunitários que podem e devem, ser aproveitados para alavancarem o investimento municipal, isto é, se uma obra custa 100, é apoiada com 70, tendo o município, apenas de suportar, os restantes 30, o que é preciso, é ter esses 30 ….
(Considerando, que é do conhecimento público, que o endividamento da Câmara de Gaia, é o segundo mais elevado do país, e que ronda os 290 milhões de euros, nem sempre a câmara, tem dinheiro, para completar o valor correspondente a esses 30%).

Mas, como já referi em tempos, a Vila da Madalena, tem tudo para se transformar na “Pérola do Atlântico”. Isto, porquê?
Porque todas as suas praias e zonas envolventes, apresentam características ímpares, podendo num futuro próximo, serem transformadas qualitativamente, por forma a atrair novos públicos e a proporcionar mais e melhor qualidade de vida, àqueles que procuram conciliar Mar, Praia e Pinhal, nos seus tempos de lazer.
A este título, permitam-me que vos dê, apenas dois exemplos: a construção de uma piscina de marés (junto à Praia Madalena – Sul) e transformar, a Praia Madalena – Norte, em Praia Acessível, isto é, de fácil acesso a pessoas que, infelizmente, tenham dificuldade em se deslocar.
Mas, à semelhança de outras praias com Bandeira Azul, existentes no continente Europeu; por exemplo, aqui na nossa vizinha Espanha, Samil – Vigo; as praias da Vila da Madalena, respectivamente: Marbelo; Praia Madalena – Norte e Madalena – Sul, também elas com o galardão de Bandeira Azul, nos seus 2.100 metros de frente de mar; têm tudo para se tornarem num pólo ainda mais aprazível de afluência de turistas e desta forma, contribuir, para melhorar a economia local, regional e nacional.
As três praias da Vila da Madalena, com o seu excelente iodo, têm uma extensão de 2.100 metros; com chuveiros; apoios de praia; WC’s; vigilância, (durante a época balnear); serviços diários de limpeza da praia e zonas limítrofes; zona desportiva, junto à Praia Marbelo, composta por circuito de manutenção e campo de jogos de areia além da existência de campos de volei de praia, junto à praia Madalena – Norte e de um Parque Infantil, na Praia Madalena – Sul.
A menos de 500 metros da praia, apresenta os seguintes serviços: servem esta zona de praias, duas empresas de transportes colectivos, (uma privada e uma estatal); zonas circundantes de estacionamento; residencial; Parque de Campismo da Madalena, (único com a classificação de 4 estrelas, na Região Norte do País); existência de passeio marítimo, ao longo dos 18Kms de orla marítima de Gaia; restaurantes; discoteca; praça de táxis; cafés e confeitarias.
De referir, que as Praias da Vila da Madalena, distam ao apeadeiro da CP – 2Kms; ao centro do Município – 4Kms; à cidade do Porto – 6Kms; a Espinho, a Matosinhos, a Gondomar e à Maia – 15Kms e ao Aeroporto – 20Kms.
A Vila da Madalena apresenta como pontos de interesse local, em termos de património construído: a Igreja matriz; a Capela Nª Sr.ª de Fátima; a existência de três cruzeiros; algumas casas rurais.
Acresce a tudo isto, uma boa gastronomia e o facto das suas gentes serem bastante hospitaleiras…
Atendendo a que a conjuntura económica nacional e internacional, assim como a própria economia familiar, aconselha alguma contenção financeira, por um lado; mas por outro, considerando o merecido e justo período de descanso, que serve para “recarregar energias”, para mais uma ano de árduo trabalho; venha conhecer e passar férias à “Pérola do Atlântico”.
Já agora, espero que em 2011, a rede viária da Vila, tenha sido totalmente melhorada e que esteja concluída a requalificação da orla marítima da Vila da Madalena.

Até breve…

Sem comentários:

Enviar um comentário