domingo, 1 de julho de 2012

Propor não custa…

De acordo com a edição do JN, do passado dia 26 de Junho, o edil de Gaia, terá anunciado uma “baixa de impostos em 2013 e diz que chega de austeridade”.

Atendendo a que só em Novembro, altura em que será aprovado o Plano e Orçamento para 2013, é que saberemos da veracidade ou não desta intenção, por outro lado, que a verificar-se esta situação, só terá aplicabilidade no ano de 2013, (será por causa das eleições autárquicas de Outubro?), e ainda, atendendo a alguns despesismos na atual gestão camarária que tal se, por exemplo, todas as viaturas ao serviço do município (mesmo as distribuídas a técnicos superiores e a assessores) ficassem aparcadas no parque de viaturas municipais de 6ª feira depois das 17 horas às 9 horas de 2ª feira?

(em vez de as vermos a passear ao fim de semana na orla marítima, nos centros comerciais e junto a institutos).

Que tal se o valor cobrado de taxas e tarifas municipais relacionadas com o consumo necessário de água (para alimentação e higiene pessoal) bem como as taxas de saneamento baixassem, durante o período de ajuda externa ao País?

(Contribuindo assim, para ajudar a minimizar os parcos orçamentos de inúmeras famílias do município que estão a passar por enormes dificuldades económicas)

Que tal se fossem criadas condições – taxa social – para que os clubes e demais instituições pudessem usufruir de equipamentos desportivos, (pavilhões, piscinas, campos polidesportivos de ar livre), a valores simbólicos, durante a época de veraneio como forma de ocupação dos tempos livres dos jovens, em vez destes ficarem sozinhos com tudo o que daí possa advir…


Que tal se baixassem o valor das taxas de licenciamento e urbanização, como forma de atrair tecido industrial especializado ao município, por um lado e por outro, como incentivo à construção civil?

(ajudando, por esta via, micro e pequenas empresas de Vila Nova de Gaia)

Atendendo à apresentação de projetos para os próximos 15 anos, que custaram dinheiro ao erário público tendo alguns deles sido apresentados, por mais que uma vez, que tal se o município investisse, pelo menos, igual valor na melhoria da rede viária secundária de Gaia?

(melhorando assim a mobilidade no município)

Ou será que Gaia é só a requalificação da orla marítima? (primeira linha de praia) O Cais de Gaia? E o teleférico para “turista ver”?


Finalmente por que não “apostar” na requalificação e conservação no património edificado pertença do Município?

(Criando assim efetivas oportunidades de trabalho para nano, micro e pequenas empresas de Gaia)

Pelo atrás referido e como se constata, propor não custa…

Sem comentários:

Enviar um comentário