sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ainda as extinções de freguesias…

Depois de ter sido publicada a Resolução do Conselho de Ministros nº 40/2011, de 22 de setembro, de ser apresentado o “Documento Verde”, da posterior Proposta de Lei 44/XII, foi finalmente aprovada, pelos partidos de direita (PSD/PP) na Assembleia da República, no passado dia 13 de abril, a Lei nº 22/2012, tendo sido promulgada pelo Presidente da República a 17 de maio do corrente ano, que visa o regime jurídico da reorganização administrativa territorial autárquica. Esta Lei que entrou em vigor no passado dia 31 de maio, em relação à Proposta de Lei 44/XII, basicamente deixou “cair” o conselho de freguesia.
Mas, se no início os partidos que suportam o Governo de direita, falavam em agregação ou fusão, só agora e com o prazo de Pronúncia das 308 Assembleias Municipais ultrapassado no passado dia 26 de Outubro, é que falam em EXTINÇÃO de cerca de 1.165 freguesias no território nacional.

Assim e depois de todas as Assembleias Municipais terem a oportunidade de se Pronunciarem sobre a reorganização administrativa territorial do “seu” município, agora a Unidade Técnica para a Reorganização do Território, tem até ao próximo dia 30 de Novembro, para analisar as propostas apresentadas pelas Assembleias Municipais sendo que 17 foram invalidadas por não estarem em conformidade com a Lei nº 22/12, para posteriormente enviarem à Assembleia da República, em princípio no próximo dia 7 de dezembro, para os Deputados aprovarem o mapa de reorganização territorial do País, por forma a que o Sr. Presidente da República, possa promulgar a Lei até ao fim do ano.
De referir, ainda que de acordo com os dados definitivos dos Censos 2011, existem mais de 240 freguesias com menos de 150 habitantes e que todas as que vierem a ficar com menos de 150 habitantes, terão obrigatoriamente que se “agregar”/ “fundir”.
No caso particular do município de Gaia, esta extinção de freguesias vai fazer com que o Município passe das atuais 24 para 15 ou 16 “novas” freguesias. Não deixa de ser curioso que, enquanto que no município de Gaia o número mínimo de habitantes das “novas” freguesias ronda os 10.000, no caso das 15 freguesias, ou os 8.500, no caso das 16 freguesias, estas têm mais habitantes que muitos municípios espalhados pelo País, sem terem os gastos ao erário público que estes acarretam.
Aguardemos, em princípio, pelo dia 7 de dezembro, para sabermos se Gaia irá passar a contar com 15 ou 16 “novas” freguesias.

Sem comentários:

Enviar um comentário